05 de junho – Dia dos Engenheiros Mecânicos

Datas 05/06/2021

No dia 05 de junho comemoramos o dia dos Engenheiros Mecânicos! Para celebrar a data e representar os Engenheiros Mecânicos da Mineração Caraíba (MCSA), entrevistamos os profissionais Nayara Paiva (Engenheira de Manutenção) e Rodrigo Coelho (Gerente de Manutenção). Neste bate-papo eles abordaram a escolha da profissão, suas respectivas carreiras, a importância da Engenharia Mecânica para a Mineração, além do trabalho que desempenham na MCSA. Confira abaixo:

Antes de tudo, parabenizamos pela data que comemoramos hoje, Dia do(a) Engenheiro(a) Mecânico(a)! E para começar nossa entrevista, gostaríamos de saber quais foram as suas influências para a escolha desta profissão?

(Nayara) R: A engenharia mecânica não estava nos meus sonhos de criança, mas a curiosidade no ramo da ciência exata e a paixão por automobilística me influenciaram na escolha.

(Rodrigo) R: Minha influência veio desde pequeno quando queria sempre desmontar as coisas e entender a relação dos movimentos. Relacionado a isso, também morei muito tempo próximo às obras de hidrelétricas, onde existiam aquelas oficinas grandes com caminhões gigantescos. Daí em diante foi só seguir a vocação.

Nayara, conte um pouco para nós a sua história na área até chegar à Mineração Caraíba. Como se sente representando as mulheres na Engenharia Mecânica?

(Nayara) R: Eu venho da indústria do petróleo, área na qual me especializei e achei que trabalharia por anos. Mas a mineração me apareceu de forma inesperada através da oportunidade do projeto de manutenção de equipamento – Cubex em 2017 na Caraíba. A partir daí, a mineração e a manutenção juntas, se tornaram uma paixão. Representar as mulheres na engenharia é, ao mesmo tempo, gratificante e desafiador. O mercado vem apostando nos nossos valores como fortes aliados na capacidade de trabalho em equipe, organização e na gestão de pessoas e processos, o que eleva o reconhecimento feminino nos segmentos de atuação da engenharia e é gratificante. Por outro lado, quebrar paradigmas e bloquear o preconceito relativo à atuação feminina ainda são desafios enfrentados pelas mulheres nas áreas industriais.

Rodrigo, como foi sua trajetória até chegar à Mineração Caraíba? Tem construído uma carreira sólida na área, como se sente representando a profissão de Engenheiro Mecânico?

(Rodrigo) R: Minha trajetória profissional sempre teve uma relação direta com mineração e manutenção. Estagiei nas imediações de Belo Horizonte em empresas de cimento. Depois trabalhei em minas de níquel e minério de ferro até vir para a Mineração Caraíba. A profissão de Engenheiro Mecânico é muito gratificante pois não está relacionada a apenas um segmento. Dentro da mineração, por exemplo, atuamos nos equipamentos que fazem a extração de minério, como também nos equipamentos de britagem, bombas, moagem, etc. Ainda assim, temos oportunidades de atuar não só no desenvolvimento da manutenção destes equipamentos, mas também nos projetos, dimensionamentos das estruturas e dos equipamentos para atuar nos processos.

Sabemos que a Engenharia Mecânica tem um campo vasto de atuação e atribuições, desde manutenção, planejamento de produção, controle de estoques, refrigeração, gestão de qualidade entre outros. Neste sentido, qual a importância da área e da profissão para a Mineração de modo geral?

(Nayara) R: A Engenharia Mecânica através da manutenção e confiabilidade é uma peça fundamental para garantir a performance dos ativos utilizados nos diversos processos da mineração e, consequentemente, a eficiência operacional, os resultados e as metas das empresas.

(Rodrigo) R: O Engenheiro Mecânico é fundamental para a mineração. Muitos não sabem, mas a infraestrutura necessária para que a mina funcione tem a atuação do engenheiro mecânico. Além disso, os equipamentos, a rota de fuga, as bases de sustentação dos moinhos, britadores, tudo isso tem atuação do engenheiro mecânico.

A Engenharia Mecânica exerce um papel estratégico na Mineração Caraíba. Conte para nós o desempenho e a rotina da sua profissão na empresa.

(Nayara) R: O Engenheiro Mecânico na mineração tem rotinas bastante dinâmicas, o que requer muita dedicação e constante motivação para o conhecimento. Trabalhamos com especificação técnica, modificações e melhorias de equipamentos, planejamento e programação de paradas, estratégias de manutenção, análise de falhas e performance, orçamentos e análise de vida econômica dos ativos, desenvolvimento, implantação e controle de indicadores de processos, além de outras diversas atividades que buscam alcançar o bom desempenho e a confiabilidade dos ativos.

(Rodrigo) R: Na mineração Caraíba temos como atuação principal a manutenção. A arte de manter os equipamentos disponíveis para que possam desempenhar suas funções e produzir nossas riquezas, este é o nosso papel. Nossa rotina é resumida em alguns pilares: Segurança de nossa equipe, que também tem a ação do engenheiro mecânico, dimensionando ferramentas, equipamentos e procedimentos seguros para execução dos serviços. Acompanhamento das paradas dos equipamentos e verificação dos serviços. Avaliação do desempenho dos equipamentos e as oportunidades de melhorias que temos que desenvolver. Visão do futuro ficando sempre antenado para inovações e tecnologias aplicáveis para a nossa mina, avaliando técnica e economicamente a viabilidade. Estes são alguns exemplos de nossa atuação.

Quais as dicas que dariam para aqueles que querem se tornar Engenheiros(as) Mecânicos(as)?

(Nayara) R: Diria que a faculdade não ensina fórmulas para torná-los profissionais prontos para o mercado. Ela ensina uma base e cabe a cada um buscar construir e fundamentar seus estudos através da participação em estágios, seminários, projetos extracurriculares, além de expandir conhecimento sobre as diversas áreas da engenharia mecânica de forma a encontrar aquela que mais se identifica. Diria também que sejam curiosos e que não menosprezem as disciplinas que envolvem conhecimento de “processos + pessoas”, pois no futuro, quando estiverem empregados, essa matemática será mais importante que qualquer disciplina de cálculo ou física.

(Rodrigo) R: O engenheiro mecânico é curioso por vocação. Além disso, o mundo está cada vez mais conectado. A associação com outras disciplinas como robótica, processo, tecnologia da informação, dentre outras, é fundamental para o sucesso deste profissional no futuro.

Por fim, deixamos este espaço aberto para que deixe uma mensagem sobre o Dia do(a) Engenheiro(a) Mecânico e agradecemos a sua participação nesta entrevista.

 (Nayara) R: Parabenizo os profissionais Engenheiros Mecânicos por esse dia e por todas as conquistas alcançadas no mercado nos últimos anos. Em especial aos meus colegas da Mineração Caraíba pela dedicação, garra e profissionalismo de todos os dias.

(Rodrigo) R: Gostaria de parabenizar e agradecer a Mineração Caraíba pela justa homenagem feita a nós engenheiros mecânicos. Tenho muito orgulho da minha profissão e muita honra de poder exercê-la nesta empresa.

VEJA
TAMBÉM
Datas

15 de Maio – Dia da Assistente Social

14/05/2021

Datas

20 de setembro – Dia dos Profissionais da Engenharia Química

18/09/2020