09 de setembro – Dia do(a) Administrador(a)

Datas 09/09/2021

No dia 09 de setembro comemoramos o Dia do(a) Administrador(a)! Em comemoração à data, entrevistamos os colaboradores da Mineração Caraíba, Gilmário Rios, Coordenador de Administração de Pessoas, e Mariluse Borges, Analista de RH Sênior. Neste bate-papo, os profissionais abordaram suas trajetórias iniciais e experiências vividas na empresa, além de comentarem sobre a profissão e sua importância. Acompanhe na íntegra:

Primeiramente, gostaríamos de parabenizá-los pela data de hoje. Para iniciarmos esse bate-papo, poderiam compartilhar qual a motivação inicial para que ingressassem no curso de administração?

Mariluse Borges:  O que mais me motivou a ingressar em administração foi a abrangência do curso e a possibilidade de trabalhar em atividades que sempre me identifiquei muito, como por exemplo, trabalhar com pessoas, processos, negociações e números.

Gilmário Rios: O ingresso no curso de Administração foi motivado pelo desenvolvimento de habilidades necessárias à melhoria das rotinas de Gestão de Pessoas, já desempenhadas anteriormente na área de Recursos Humanos, somado à abrangência que o curso confere à carreira profissional.

Após escolher a Administração, um campo tão vasto de atuação, quais os caminhos trilhados que os fizeram chegar à indústria mineral e, mais especificamente, trabalhar com o Desenvolvimento Humano e Organizacional? Falem um pouco da trajetória profissional e experiências! 

Mariluse Borges: O meu estágio curricular foi realizado aqui na Mineração Caraíba, na área de Gestão de Pessoas, mais precisamente com Recrutamento e Seleção. Eu já tinha uma enorme tendência a atuar na área de gestão de pessoas, pois sempre me identifiquei muito com as atividades, e quando surgiu a oportunidade de estagiar na Mineração Caraíba foi um sonho realizado que me proporcionou um crescimento pessoal e profissional. Após o estágio fui efetivada e fiquei na empresa até o ano de 2008 quando fui convidada a trabalhar em outra empresa do ramo, mas retornei para a Mineração Caraíba em 2017.

Gilmário Rios: Antes de fazer parte da família Caraíba a minha trajetória profissional era voltada para educação, o que me levou inicialmente a iniciar um curso de Licenciatura em Matemática. Ao ingressar na Mineração Caraíba, escolhi o curso de Administração por possibilitar a aprendizagem necessária ao meu crescimento na área de Recursos Humanos.

Tem uma frase que diz “Administrar é olhar para o passado, narrar o presente e preparar alternativas melhores para o futuro”. Concordam com essa visão integrada do aprendizado já vivido, o contexto atual e a perspectiva de futuro? Quais as dicas que dariam para profissionais interessados em atuar como administradores?

Mariluse Borges: Concordo com a frase, ela é muito verdadeira. As mudanças são constantes na área de administração e especialmente na área de recursos humanos, mas é importante ressaltar que para que as mudanças aconteçam não significa esquecer o passado, é preciso adequá-lo às novas tendências, entendendo sua essência e respeitando sua herança, além de pensar no futuro de forma estratégica afim de melhorar o desempenho e a eficiência das atividades. É muito gratificante atuar na área de administração, mas não basta apenas a formação, a pessoa que escolhe esta profissão tem que estar antenada nas constantes mudanças, além de ter a necessidade de aperfeiçoamento frequente.

Gilmário Rios: A frase é mais que verdadeira. O curso de Administração possibilita ao egresso, uma visão analítica sistêmica dos processos empresariais, abrangendo todas as etapas, desde a criação da Empresa até o pleno funcionamento.

A Mineração Caraíba possui uma demanda de atividades no Desenvolvimento Humano e Organizacional cada vez maior. Para isso, o perfil estratégico de um(a) administrador(a) faz toda diferença no sucesso da companhia, visto que, no caso de vocês, possuem interface com todas as áreas da empresa. O que representa atuar na MCSA em funções tão importantes para a empresa e para os colaboradores?

Mariluse Borges:  A responsabilidade em atuar na área de Desenvolvimento Humano em uma empresa como a Mineração Caraíba é muito desafiadora e ao mesmo tempo muito gratificante. Diante às mudanças constantes, a empresa nos confere total autonomia para buscarmos soluções para atrair e reter os melhores talentos, além de proporcionar o desenvolvimento dos colaboradores visando o maior engajamento e, consequentemente, melhores resultados.

Gilmário Rios: Responsabilidade dobrada, tanto no sentido de nos mantermos atualizados em todas as tendências do mercado, quanto na segurança e confiabilidade das informações passadas. Isso nos leva a um desafio ainda maior, porém bastante gratificante por sabermos que além de nos tornarmos profissionais cada dia melhores, temos a oportunidade de contribuir para a melhoria dos nossos colegas colaboradores e da empresa.

Por fim, gostaríamos de agradecer a participação e deixá-los à vontade para enviarem uma mensagem aos colegas e aos futuros(as) Administradores(as). Agradecemos a participação!

Mariluse Borges: Primeiramente gostaria de parabenizar a todos os colegas administradores e reforçar a importância deste curso para as empresas, pois estamos representados nas mais diversas áreas e fazendo trabalhos com excelência de forma eficiente e com resultados muito importantes para as organizações.

Gilmário Rios: Gostaria de parabenizar a todos os Administradores presentes e futuros e encorajá-los a continuarem estudando e se atualizando com dedicação e garra para o fortalecimento da profissão e da empresas.

VEJA
TAMBÉM
Datas

18 de agosto – Dia dos(as) Estagiários(as)

18/08/2021

Datas

11 de agosto – Dia dos(as) Advogados(as)

11/08/2021

Datas

12 de julho – Dia do(a) Engenheiro(a) Florestal

12/07/2021

Datas

18 de junho – Dia dos(as) Químicos(as) e Técnicos(as) em Química

18/06/2021