18 de agosto – Dia dos(as) Estagiários(as)

Datas 18/08/2021

No dia 18 de agosto comemoramos o Dia do(a) Estagiário(a)! Em comemoração à data, entrevistamos Amilton Gomes, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Mineração Caraíba (MCSA), graduado em Administração, com MBA em Consultoria, RH e Gestão Empresarial. Amilton ingressou na empresa em 1991 e fez parte do Programa de Estágio. Neste bate-papo, ele aborda a sua evolução como profissional, a trajetória na empresa, além da importância de programas de estágio para a consolidação de profissionais no mercado de trabalho. Acompanhe na íntegra:

Amilton, inicialmente, gostaríamos de agradecer a sua participação! Para iniciar esse bate-papo, vamos voltar um pouco no tempo! Fale um pouco sobre a sua formação, como foi escolher a área de administração. Quais eram suas expectativas e se você já pensava em atuar no setor mineral?

Resposta: Acredito que meu começo na Mineração Caraíba foi bem mais cedo do que todos imaginam. Quando criança viajava muito com meu pai que era comerciante e fazia muito o trajeto Uauá/Juazeiro e quando passávamos na Serra da Santa Fé (próximo da Mina), na madrugada, via as luzes da empresa e imaginava que era uma cidade. Meu pai falava que não, que era uma mineradora e que eu iria estudar para ser um engenheiro. Eu sempre rebatia dizendo que queria ser Motorista, não tenho certeza, mas acredito que era sonho de muitas crianças naquela época. Quando meu pai faleceu fiquei com aquilo que ele falava sobre estudar e ser um engenheiro. Na época, ao iniciar o ensino médio (antigo segundo grau) existiam duas possibilidades na minha cidade, ser professor ou fazer um curso Técnico em Administração. Fiz a segunda opção e foi o que me levou a estar hoje na área administrativa, pois tive a oportunidade de participar de um programa para jovens em um banco de talentos na minha cidade e na sequência, quando concluí o curso, iniciei o estágio na área de Recursos Humanos da companhia.

Você fez parte do Programa de Estágio da MCSA. Como foi o seu ingresso na Mineração Caraíba e qual a importância que o Programa teve na sua vida profissional?

Resposta: Iniciei no programa de estágio da empresa em 1991, especificamente na área de Recrutamento e Treinamento. Esse período foi muito importante tanto para minha carreira profissional, mas também para minha formação como pessoa, pois era muito jovem e fui bem acolhido por pessoas experientes que me ensinaram bastante. Sou eternamente grato a todas elas. O programa despertou ainda mais a necessidade de continuar estudando e me impulsionar para consolidar uma carreira na empresa.

O Programa de Estágio é um momento de desenvolver habilidades e constrói bases sólidas para o desenvolvimento profissional. Neste sentido, quais os maiores conhecimentos adquiridos na sua experiência como estagiário?

Resposta: Acredito que os conhecimentos adquiridos no programa de estágio foram muito importantes tanto na questão profissional quanto comportamental. No lado profissional começamos a fazer links entre teoria e prática e perceber que nem sempre é fácil a implementação de programas, novas ferramentas ou metodologias, pois, existe o fator humano em tudo e o querer fazer faz toda diferença. Quando falamos do lado comportamental, muito do aprendizado é adquirido de forma inconsciente através da postura profissional, relacionamento com pares, comprometimento com o trabalho etc. Isso é algo que busco passar adiante aos novos profissionais e, mais uma vez ressalto ter uma enorme gratidão por todos que contribuíram para a minha formação.

Sabemos que percorreu um caminho longo e de muito trabalho até aqui, onde exerce uma função estratégica para a companhia. Ainda como estagiário, você já havia traçado um plano para chegar até aqui? O que representa ter assumido uma função de liderança em uma empresa que esteve presente desde o início da sua trajetória profissional?

Resposta: Os planos foram se ajustando à medida em que fui alcançando alguns objetivos, ou seja, quando chegava em uma posição já trabalhava nas oportunidades para me preparar para uma nova posição. Mas sempre buscando o aprendizado acima de tudo e as coisas foram acontecendo. Ter assumido uma função de liderança na Mineração Caraíba, foi muito importante e desafiador, especialmente na área de Recursos Humanos, que é uma área de suporte para todos os departamentos da empresa, responsável por atrair, reter e desenvolver os melhores talentos para a companhia, além de ser a área onde iniciei a minha trajetória profissional.

O que mudou nos programas de estágio, não só na Mineração Caraíba, como em outras empresas? Conte para nós a importância deste programa para as organizações de modo geral.

Resposta: No passado o estágio era realizado em apenas 6 meses, e havia apenas uma oportunidade de renovação de mesmo tempo, ou seja, no máximo um ano. Hoje temos uma legislação específica sobre o tema que permite estágios com maior duração, realizados por um período de até 2 anos. Além disso o entendimento das empresas é bem diferente. O programa de estágio bem estruturado é uma importante fonte de preparação para futuros profissionais.

A Mineração Caraíba está prestes a receber os Estagiários de Nível Técnico e Superior de 2021/2022, quantos novos estagiários integrarão o time e como foi para a Equipe da Gerência de Desenvolvimento Humano e Organizacional realizar esta seleção tão disputada?

Resposta: É muito gratificante para o nosso time realizar esse processo de inserção dos jovens ao mercado de trabalho, principalmente quando conhecemos a realidade do nosso país e região que é bem limitada quando falamos em oportunidades de trabalho.  Em virtude da pandemia, em 2020, tivemos que suspender o nosso programa. Agora, em 2021, estamos retomando trabalhando intensamente e com uma diretriz para contemplar 60 vagas para novos estagiários em nosso programa. Estamos realizando um processo de uma forma mais dinâmica e com bastante cuidado, pois, nosso objetivo sempre será oportunizar as vagas ao máximo para as pessoas da região onde nossos projetos estão inseridos.

Assim como foi com você, temos outras histórias na empresa de profissionais que fizeram parte do Programa de Estágio. Conte um pouco sobre esta grande possibilidade de construir carreira na MCSA e alguns exemplos destes profissionais.

Resposta: Como falei inicialmente, minha carreira na empresa é bastante longa e circulei por alguns processos tanto na área de RH como também na área de Gestão onde atuei por 12 anos. Tive excelentes oportunidades de me desenvolver profissionalmente em ferramentas de gestão e me especializei em Gestão de RH e acesso a todos os programas implementados pela empresa. Na MCSA, temos vários colaboradores que participaram do nosso programa de estágio, distribuídos nas mais diversas áreas da empresa, como nas áreas de Controladoria, Gestão, Tecnologia da Informação, RH, Engenharias, etc. Como exemplo, podemos citar Moacira Lopes (Supervisora de Benefícios), João Guilherme (Gerente de Planejamento de Mina), Herbert Gonçalves (Coordenador de Infraestrutura de TI), Alline Simões (Gerente de Beneficiamento), entre muitos outros profissionais que fazem carreira na empresa.

Por fim, gostaríamos de agradecer a participação e de deixá-lo à vontade para deixar uma mensagem ou dicas aos novos estagiários que em breve vamos receber, e tantos outros jovens profissionais que comemoram o dia do estagiário nesta data.

Resposta: A mensagem que deixo é a frase mais conhecida do grande filósofo Sócrates “Só sei que nada sei”. Esta é a verdade crua sobre o estagiário quando inicia no mercado de trabalho e ao longo de toda vida profissional. Em momentos da carreira podemos achar que já sabemos de tudo, o que é um grande erro. A vida é um eterno aprendizado e desaprender também é uma virtude que precisamos praticar. Aproveitem cada momento e sejam sempre vocês mesmos, ou seja, a essência de cada um é única. Aproveitem a oportunidade!

VEJA
TAMBÉM
Datas

09 de setembro – Dia do(a) Administrador(a)

09/09/2021

Datas

11 de agosto – Dia dos(as) Advogados(as)

11/08/2021

Datas

12 de julho – Dia do(a) Engenheiro(a) Florestal

12/07/2021

Datas

18 de junho – Dia dos(as) Químicos(as) e Técnicos(as) em Química

18/06/2021