18 de junho – Dia dos(as) Químicos(as) e Técnicos(as) em Química

Datas 18/06/2021

No dia 18 de junho comemoramos o dia dos(as) Técnicos(as) em Química e Químicos(as)! Em comemoração à data e representando todos os profissionais da área na Mineração Caraíba (MCSA), entrevistamos os colaboradores Larissa Alves (Química) e Ricardo Pontes (Técnico em Química). Neste bate-papo, os profissionais abordaram a trajetória na empresa, a escolha da profissão, a importância para o setor mineral, entre outros aspectos. Acompanhe na íntegra:

Gostaríamos de parabenizá-los pela data de hoje. O objetivo da entrevista é abordar as respectivas trajetórias profissionais trazendo perguntas que sigam uma cronologia, entendendo o que lhes fizeram chegar até aqui, suas perspectivas atuais e projeções para o futuro. Para começar, o que os levaram a escolher suas profissões?

(Larissa) R: Autoconhecimento e maturidade sobre minha afinidade com a área, pois tive a oportunidade de fazer o curso técnico e estagiar na área, confirmando que era de fato essa área que queria investir e seguir profissionalmente. Hoje sinto-me feliz e realizada com minha escolha!

(Ricardo) R: Optei pelo curso de Técnico em Química como forma de ingressar no mercado de trabalho mais cedo. Na época, eu tinha interesse na área das transformações de produção industrial e saúde, percebi que o curso de Técnico em Química seria uma opção de ingresso em um dos ramos.

Após escolher a profissão na área da ciência química, diante da diversidade de campos de atuação, quais os caminhos trilhados que os fizeram chegar à indústria da Mineração? Falem um pouco da trajetória profissional e experiências!

(Larissa) R: Como eu cresci aqui no Núcleo Residencial Pilar a mineração sempre foi a minha primeira referência de indústria. Na Mineração Caraíba tive a oportunidade de ter minhas primeiras experiências profissionais com o estágio técnico em química e no estágio de nível superior em Química Industrial. Com o crescimento da empresa e pela necessidade da área, ao finalizar o estágio fui contratada e estou na companhia há 2 anos.

(Ricardo) R: Iniciei minha trajetória como jovem aprendiz em mecânica, fui estagiário em laboratório e prestador de serviço terceirizado na área hospitalar de uma empresa estatal (CHESF), onde cheguei a desenvolver experiência na coordenação de pessoal e rotinas administrativas. Em 2008 entrei na Mineração Caraíba, como Técnico de Laboratório de turno, responsável pela análise química do projeto oxidado.  Em 2013, passei a ser Técnico II, atuando como líder de turma de turno. Em 2020, Técnico III, cargo no qual tenho desenvolvido o apoio operacional à supervisão e controle de qualidade.

Sabemos que a Química é uma ciência de fundamental importância para o conhecimento e compreensão da estrutura e da composição de um mineral. Sendo amplamente empregada no setor de mineração. Como os conhecimentos da profissão de Química e Técnico em Química se entrelaçam no exercício da sua atividade na Mineração Caraíba? Qual a importância da atividade para o sucesso da companhia?

(Larissa) R: O Técnico em Química atua com os processos químicos, executando as análises químicas de forma instrumental ou clássica. Por sermos um laboratório de controle de qualidade, todas as análises por nós realizadas devem atender o critério de qualidade (QAQC). Os controles executados pelo corpo técnico e assistentes é avaliado e criticado, pelo profissional Químico(a) ou Engenheiro(a) Químico (a) responsável que implementa ações corretivas ou de melhorias para garantir e assegurar ainda mais a qualidade dos processos. O Químico também é responsável por buscar novas tecnologias e metodologias que possibilitem avanços e otimização das análises. Costumo sempre dizer que a química está presente onde se menos imagina, e na mineração, que é uma das bases da economia nacional, não seria diferente. Possuímos um papel estratégico na exploração, identificação, desenvolvimento e compreensão da estrutura interna e externa de cada elemento químico que compõe os minerais.

(Ricardo) R: Ambos os cargos têm a simetria de atuarem no processo de criação e execução de preparo e análise de amostras de minério de cobre de forma hierárquica. Além disso, acrescenta-se questões pertinentes aos critérios de métodos e procedimentos de controle laboratorial. Para o sucesso da companhia, a atividade atua no direcionamento técnico da empresa, através de resultados usados em tomadas de decisões gerenciais, no aproveitamento racional de nossas reservas minerais e garantindo confiabilidade no planejamento da produção.

Agora, falando sobre futuro, considerando que o setor mineral é um segmento em crescimento segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), quais são as expectativas para a profissão dentro do setor de mineração e quais dicas vocês consideram valiosas para quem quer se tornar profissional na área da Química?

(Larissa) R: Minhas expectativas para futuro é de continuar crescendo juntamente com o setor mineral contribuindo com todo o conhecimento adquirido constantemente. Como dica para quem quer ingressar na área de química, que é uma área com um vasto campo de trabalho, é desejar ser sempre dinâmico, estar disposto a encontrar soluções para os problemas industriais propostos e manter-se atualizado em relação aos avanços científicos e tecnológicos da área.

(Ricardo) R: A profissão abre um leque bastante interessante na mineração, em setores como: laboratórios, tratamento em minério e controle ambiental. Para atender esses segmentos, o químico tem que ter empatia no quesito pessoas, além de estar atento às tendências tecnológicas que cercam a indústria 4.0.  São fundamentos para formação da nova geração de profissionais de química.

Por fim, ainda falando sobre futuro, fiquem à vontade para usar este espaço e deixar uma mensagem para os colegas da área que celebram esta data tão importante para a sociedade e para o setor mineral. Agradecemos a participação!

(Larissa) R: Eu sou muito suspeita para falar do dia que se comemora a profissão que escolhi para mim. Sou extremamente realizada pois realmente amo o que estudei e o que faço e para mim, hoje, é de fato um dia especial! Parabenizo a todos os colegas de profissão, pela versatilidade que temos e por desempenharmos um trabalho fundamental para a evolução da humanidade.

(Ricardo) R: Gostaria de parabenizar todos os profissionais de química, em especial àqueles que atuam no setor de mineração. Quero dizer que o grande segredo é sempre ter uma chama acesa e erguida para enfrentar os desafios da caminhada profissional e pessoal, além disso é essencial termos a capacidade de nos reinventar sempre.

VEJA
TAMBÉM
Datas

12 de julho – Dia do(a) Engenheiro(a) Florestal

12/07/2021

Datas

05 de junho – Dia dos Engenheiros Mecânicos

05/06/2021

Datas

15 de Maio – Dia da Assistente Social

14/05/2021

Datas

20 de setembro – Dia dos Profissionais da Engenharia Química

18/09/2020