22 de setembro – Dia do(a) contador(a)

Datas 22/09/2021

Hoje, dia 22 de setembro, comemoramos o Dia do(a) Contador(a)! Em comemoração à data, entrevistamos os colaboradores da Mineração Caraíba (MCSA), Wagner José, Consultor de Controladoria II e Rosana Patrícia, Analista de Controladoria Sênior. Neste bate-papo, os profissionais abordaram o início de suas carreiras, trouxeram aspectos de diários de sua atuação na MCSA, além de nos presentear com dicas valiosas para quem deseja seguir a profissão. Acompanhe na íntegra:

Primeiramente, gostaríamos de parabenizá-los pela profissão, que hoje comemora seus 70 anos. O(A) Contador(a) atua de diversas formas na empresa, tais como estudar e avaliar as atividades financeiras da organização, função trabalha bastante com números, cálculos e planilhas. Sobre a escolha do curso, a ciência exata foi um aspecto considerado? Compartilhem a motivação inicial ao optarem pela área de contabilidade.

Wagner José: Primeiramente, é um prazer estar aqui falando um pouco a respeito da nossa profissão que tem crescido e se tornado tão importante no Brasil ao longo dos anos, devido às inúmeras crises econômicas. Sempre gostei muito de história e matemática. Acredito que isso tenha influenciado na escolha sim, pois a contabilidade trabalha com números, fatos, e, através dos números, se conta a história de uma empresa.

Rosana Patrícia: Sim, sempre tive muita simpatia/habilidade com os números e quando chegou o momento de decidir qual curso escolheria, esse foi um dos itens que levei em consideração, além do resultado do teste vocacional que apontava grande aptidão à área.

As Ciências Contábeis possuem um campo vasto de atuação, como as áreas financeiras, atuarial, patrimonial, dentre outras, o que os direcionou ao desenvolvimento profissional no setor mineral? Falem um pouco sobre suas trajetórias profissionais e experiências! 

Rosana Patrícia: Minha experiência profissional sempre foi direcionada a área fiscal, sempre digo que a área fiscal quem me escolheu para atuar. Iniciei minha carreira profissional num escritório de contabilidade no vale do São Francisco. Em 2003, surgiu a oportunidade de ingressar na MCSA, posso afirmar que vivencio novas experiências e aprendizados a cada dia.

Wagner José: Anteriormente havia trabalhado na Vale, porém, tendo em vista a quantidade de operações que havia, ficava muito distante do processo como um todo, da extração, da venda até o recebimento do pagamento efetuado pelo cliente. Na MCSA não. Aqui é uma escola! Tenho acesso a todo o processo de mineração, e a oportunidade de conhecer como este processo se traduz nos números. Acompanhar de perto a performance da empresa tem sido uma ótima experiência e fico ainda mais admirado com a importância do setor mineral para o mundo.

Na Mineração Caraíba, contamos com uma equipe de controladoria que é fundamental na atuação responsável e transparente. Além disso, a partir da análise dos números são fornecidas informações essenciais para a tomada de decisões. Considerando suas experiências individuais, como o profissional de contabilidade pode contribuir com a gestão eficiente do negócio?

Wagner José/Rosana Patrícia: Podemos falar em conjunto! Estamos contribuindo com a organização e apresentação de dados da melhor forma possível. Conseguimos traduzir com perfeição o que acontece na realidade operacional do negócio através dos indicadores. Isto é imprescindível para a gestão eficiente do negócio pois, demonstra e viabiliza o futuro da empresa. Verifica-se os pontos positivos e os negativos, possibilitando a mudança de rotas.

Receber, analisar, interpretar e produzir resultados são atividades realizadas diariamente pelo(a) Contador(a). Para alcançar os melhores resultados na profissão, tanto as habilidades técnicas são quanto as competências estratégicas são importantes. Quais dicas dariam àqueles(as) que possuem interesse em seguir na área? 

Wagner José: Como a profissão contábil é baseada em normas, interpretações e aplicações práticas, meu principal conselho é que a pessoa procure sempre ler bastante e que busque conectar as normas e aplicações nos processos, pois isso facilita muito o desenvolvimento na profissão.

Rosana Patrícia: Para o desenvolvimento profissional na área contábil é necessária uma conexão direta com a leitura e a busca incessante pelo conhecimento. O conhecimento é a maior riqueza do ser humano, temos que cultivá-lo para conquistar quaisquer que sejam os nossos objetivos! 

Gostaríamos de agradecer a disponibilidade em participar desta entrevista e deixá-los à vontade para enviarem uma mensagem aos colegas e aos futuros(as) Contadores(as). Mais uma vez, parabéns pela data!

Wagner José/Rosana Patrícia: Nossa mensagem é que devemos comemorar esta data buscando com que a profissão seja cada vez mais valorizada e difundida. Com a ciência contábil forte em nosso país teremos mais transparência e exerceremos melhor o nosso papel como cidadãos, sabendo por exemplo, de forma clara a aplicação e o retorno à sociedade dos impostos que pagamos. Desejamos as felicitações pela data aos nossos colegas e profissionais da contabilidade de todo Brasil.

VEJA
TAMBÉM
Datas

09 de setembro – Dia do(a) Administrador(a)

09/09/2021

Datas

18 de agosto – Dia dos(as) Estagiários(as)

18/08/2021

Datas

11 de agosto – Dia dos(as) Advogados(as)

11/08/2021

Datas

12 de julho – Dia do(a) Engenheiro(a) Florestal

12/07/2021