Comunidade e Social

RELACIONAMENTO COM COMUNIDADES

Programa de Sustentabilidade Rural no Semiárido

A Mineração Caraíba está inserida numa das regiões mais secas e pobres do país, por isso apoia ações voltadas ao desenvolvimento sustentável visando incentivar a população no desenvolvimento de atividades que ofereçam renda a partir dos recursos disponíveis nas comunidades. Essas ações estão previstas dentro de um Programa de Sustentabilidade conhecido como Programa de Sustentabilidade Rural no Semiárido.

Conheça algumas dessas ações:

DESENVOLVIMENTO DA CAPRINOVINOCULTURA LOCAL – A Mineração Caraíba entende que a criação de caprinos e ovinos é uma atividade rural do semiárido que vem sendo praticada a muitos anos, por isso necessita de qualificação técnica e informações para que possa ser tocada como meio de vida pelas comunidades. Pensando nisso, a empresa contratou a Consultoria Sertanejo do Médico Veterinário Rafael Sene, e vem transformando a realidade dos nosso produtores rural.

Uma das ações previstas é a qualificação técnica para criação de “pulmões verdes”, ou seja, reserva estratégica de alimento para caprinos e ovinos que será utilizada no momento da seca, evitando que falte alimento aos animais. Além disso, a empresa vem apresentando conhecimentos que poderão ampliar ainda mais a geração de renda a partir da atividade. Duas dessas ações são a produção de laticínios a partir do leite de cabra e a qualificação para produção de cortes especiais e defumados de caprinos e ovinos. Em ambos os casos, além da qualificação técnica, a empresa fomentou a formação de associações rurais como importante agente ao desenvolvimento local.

PROJETO RAÍZES: O Projeto Raízes é uma ação desenvolvida com o intuito de estimular a autonomia e empoderamento como práticas interativas e complementares da economia familiar para produção de renda e autoconsumo por meio da produção e comercialização de alimento saudável, livre de agrotóxico; com a inclusão de verduras e hortaliças, proporcionando a reeducação na alimentação das famílias participantes do Projeto.

PROJETO EMPREENDEDORISMO: UMA QUESTÃO DE ATITUDE – Incentivar o empreendedorismo é uma das ações que a empresa vem desenvolvendo a muitos anos. A Associação de Mulheres da Fazenda Esfomeado (AMAFE) vem produzindo biscoitos artesanais delicioso que seguem padrões de higiene e produção recomendados. Esses biscoitos são comercializados na comunidade e geram renda aos participantes. Outro projeto desenvolvido é o ATELIÊ DA FULÔ que produz artesanato com personalização de produtos de uso doméstico (panos de prato, roupas, crochê, etc.).

Horta Comunitária de Pilar

A empresa mantém parceria com os produtores do Distrito de Pilar e da Associação dos Produtores Rurais da Adutora Caraíba, residentes no município de Jaguarari, apoiando o desenvolvimento de projetos sustentáveis na região. A exemplo,  temos o Projeto de Produção de Sementes de Mamona e Produção de Manga Orgânica que beneficiam mais de 60 famílias de agricultores da região. Além destes, a empresa mantém uma horta comunitária no Distrito de Pilar que comercializa hortaliças a preços populares e livres de agrotóxicos. Hoje já são 4 hortas comunitárias que beneficiam juntas mais de 100 famílias.

Fornecimento de água às comunidades

Mais de 100 mil pessoas são beneficiadas com o abastecimento de água subsidiado da Adutora Caraíba, que fornece água bruta as instalações da empresa, aos distritos de Pilar e Santa Rosa, pertencentes ao município de Jaguarari, aos distritos de Juremal, Carnaíba do Sertão, Massaroca e Abóbora no município de Juazeiro, além do município de Uauá e 600 sitiantes ao longo dos seus 86 quilômetros de extensão, fomentando o desenvolvimento da agricultura irrigada familiar. Esta adutora abastece também a sub adutora Vale do Curaçá, com extensão de 56 km, que atende a diversas comunidades rurais do município de Curaçá.

Através dessa adutora, a Mineração Caraíba doa ainda mais de 1500 carros pipas por ano para abastecimento de comunidade/municípios circunvizinhos a unidade industrial.

Bebedouros na caatinga

Em uma das regiões mais secas e pobres do país a Mineração Caraíba é a grande aliada da população no combate aos impactos da seca. Além da distribuição de água realizada através da Adutora Caraíba, a empresa atua ainda no apoio aos produtores rurais locais. Hoje, a empresa já construiu em meio à caatinga 14 bebedouros com boia de nível que mantem um fluxo contínuo de água, evitando a perda de animais por falta de água. Além disto, faz o abastecimento sistemático de aguadas e barreiros da região que servem como bebedouros para animais.

MINERAÇÃO CARAÍBA, UMA EMPRESA PARCEIRA DA SOCIEDADE

A Mineração Caraíba está localizada no norte do estado da Bahia, numa das regiões mais secas e pobres do país. É  grande parceira da comunidade, não por acaso, que é conhecida como empresa cidadã. Ao longo desses anos vem interagindo com as comunidades a fim de apoiar no desenvolvimento cultural, social e humano das pessoas.

Abaixo alguns dos projetos sociais praticados pela empresa:

Projetos: PIEP/PIES: A Mineração Caraíba, em parceria com o Clube Pilar desenvolve o Programa de Incentivo ao Esporte de Pilar (PIEP) e o Programa de Incentivo ao Esporte de Surubim (PIES) que mantém atualmente 600 jovens de Pilar e comunidades circunvizinhas na prática de cinco modalidades esportivas com acompanhamento especializado de educadores físicos.

Fazenda Renascer: Apoiada pela Mineração Caraíba, a Fazenda Renascer foi criada em 2010 com o objetivo de ajudar pessoas do distrito de Pilar e comunidades circunvizinhas no tratamento contra a dependência química. A casa, que dispõe de uma sala de reunião arejada, quartos, refeitório, áreas de convivência e lazer, tem capacidade para abrigar 30 internos, que desenvolvem atividades de manutenção, cultivo de hortaliças e criação de animais. O projeto renascer é mantido com a doação dos sócios, que são colaboradores da própria empresa. Para cada real arrecadado nestas doações, a Mineração Caraíba colabora com igual valor.

Formação profissional (Jovem Aprendiz): A Empresa Implantou, em setembro de 2009, no distrito de Pilar, o Centro de Formação Profissional Vale do Curaçá, que tem o objetivo de oferecer cursos profissionalizantes do Programa Jovem Aprendiz na área de mineração para pessoas do distrito de Pilar e comunidades circunvizinhas.

Atualmente o Programa Jovem Aprendiz conta com 72 alunos matriculados nos cursos de Processo de Mineração e Manutenção Industrial. Cada curso possui uma carga horária de 960 horas, sendo 480 horas em salas de aula e 480 horas de prática nas instalações da empresa. Em 2011, foram formados os primeiros 72 Jovens Aprendizes. Em 2012, mais 59. O percentual de aproveitamento de mão de obra de mais de 60%.

Desenvolvimento Sustentável: Existem diversos projetos que ensinam os moradores das fazendas mais distantes maneiras de superar a seca e, ao mesmo tempo, conseguir criar e subsidiar criações e plantações, fazendo com que eles tenham a condição de ganhar seu próprio dinheiro. Um desses projetos é a Cadeia Produtiva de Caprinovinocultura que, em parceria com a Consultoria Sertanejo, através do médico veterinário Rafael Sene, tem como foco tornar a atividade de criação de caprinos e ovinos um negócio sustentável e lucrativo. O terceiro ciclo desse trabalho iniciou no mês de março e ofereceu apoio técnico, capacitações, melhoramento genético e conhecimentos para montagem de negócios, ampliando a possibilidade dos criadores viverem daquilo que produzem. Hoje esse trabalho é desenvolvido em várias comunidades (Adutora, Barragem, Surubim, Suçuarana e Vermelhos, etc.).

Cultura: A Mineração Caraíba respeita e sabe da importância que é valorizar à cultural, e por isso estimula seus colaboradores à cultura local com diversos programas culturais, cujo o objetivo é perpetuar a tradição e ainda garantir que a mesma passe para as novas gerações.