MCSA PARTICIPA DO I FÓRUM REGIONAL DE SUSTENTABILIDADE, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA MINERAÇÃO

Social 03/12/2020

Na manhã da última sexta-feira, 27/11, ocorreu o I Fórum Regional de Sustentabilidade, Inovação e Desenvolvimento na Mineração, promovido pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), WorldWattch Institute – WWI Brasil e pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF),  no complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA), apoiado pela Mineração Caraíba.

A cerimônia de abertura teve início com a apresentação do hino nacional pelo artista Silas França e, em seguida, o professor Paulo César declarou os trabalhos abertos. Destacou-se a assinatura do Protocolo de Intenções para o Termo de Cooperação Técnica entre os representantes da Mineração Caraíba, CBPM, WWI e Univasf e, após a assinatura, ocorreu os pronunciamentos da professora Profa. Dra. Lúcia Marisy Souza (Representante das Coordenações dos Programas de Pós-graduação da Univasf) e a composição da Mesa Redonda I com, Manoel Valério (Diretor de Operações da MCSA), André Germani (Gerente de Sustentabilidade da MCSA), Eduardo Athaíde (Diretor do Institute WWI Brasil) e Carlos Tramm (Diretor da CBPM).

Além destes, compuseram a mesa e participaram do evento, Prof. Dr. Paulo Cesar Fagundes (Reitor Pró-tempore da Univasf), Profa. Dra. Luciana Cavalcante de Azevedo, (Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação IF Sertão-PE), Profa. Dra. Ivony Dourado dos Santos (Diretora Administrativa-Financeira da Facape), Pós-graduanda Clécia Gonçalves (Representante discente do PPGADT), Srº Tiano Félix (Representante da Câmara de Vereadores de Juazeiro), Sra Elaine Borges (Secretária de Agricultura e Desenvolvimento de Juazeiro), Sr. Crisóstomo Lima (Deputado Estadual da Bahia), Srº Prof. Dr. Baldoíno Neto (Representando a Prefeitura do Município de Campo Formoso), Helinando de Oliveira (Coordenador das atividades do Laboratório de Espectroscopia de Impedância e Materiais Orgânicos da Univasf).  Na plateia registramos a presença do Srº João Teles (vereador da cidade de Curaçá), Srº Murilo Bonfim (vice-prefeito de Curaçá) e o Prof. Dr. Jairton Fraga Araújo (UNEB).

Em sua fala, Manoel Valério declarou a importância do Fórum quanto à discussão conjunta das temáticas apresentadas entre os diversos setores da sociedade e declarou “Acreditar nas instituições, no país e nas pessoas. Quando todos trabalham juntos o trabalho flui e fortalece a sociedade. Precisamos integrar também todos os setores na missão de promover políticas sustentáveis satisfatórias”. O Gerente de Sustentabilidade, André Germani, corroborando das afirmações acrescentou: “Temos que incentivar nossas comunidades a viver das suas vocações. Mostrar a todos que a comunidade pode produzir e gerar riqueza, tendo como prioridade se preparar para as dificuldades da vida no campo e isto implica em estruturas conjuntas’’.

Destacamos a presença dos expositores dos investimentos sociais apoiados pela MCSA, como Mãos do Campo, Flor de Mandacaru, Ateliê da Fulô, Sabor do Sertão e Oficina Santo Couro, além da exposição da equipe de Segurança.

O futuro da mineração, aliado à economia circular e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, deram o tom ao evento demonstrando mais um grande passo dos diversos setores da sociedade para o crescimento sustentável e equilibrado da região.

 

VEJA
TAMBÉM
Social

MCSA entrega kits de testagem à prefeitura de Senhor do Bonfim (BA)

21/07/2020

Social

MCSA instala sistema de desinfecção de veículos

09/06/2020

Social

MCSA realiza a entrega de EPIS à prefeitura Municipal de Jaguarari (BA)

26/05/2020

Social

MCSA realiza nova etapa de distribuição de máscaras de proteção aos colaboradores

13/05/2020